sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Um só herói







Dia 22 de novembro, recebi como ultima pauta, uma visita até o salão nobre da Assembléia Legislativa de SP para fotografar homenagem a Mendes Júnior, capitão da Polícia Militar morto em combate, no ano de 1970, por Lamarca.
O evento foi dotado de pompa política. Há não mais de um par de dias, Paulo José, ou somente Pajé havia me alertado: "Se a esquerda desse país já é de direita, imagine a extrema direita!". Na ocasião cheguei a rir, mas ali, naquele salão da Assembléia estava a nata da Rota e todo tipo de "poder repressor" que só um estado do tamando de São Paulo pode produzir e garanto que a perspectiva não é muito humorística.
A primeira fila era de uso exclusivo de crianças da rede pública treinadas como macaquinhos por uma professora nordestina para cantar o orgulho de ser paulistano no hino da polícia militar. A banda da PM ocupava o coreto no mesanino e emendou o hino nacional com o hino da instituição pois, segundo o sargento: "deveriam estar o mais breve possível nas ruas, realizando patrulhamento ostensivo e garantindo a segurança dos cidadãos de bem". Nunca me senti um cidadão de bem, talvez por isso tenha deixado escapar um sorriso abreviado que logo ganhou olhares de reprovação do atual capitão da Rota... e Rota é meio "faca na caveira", melhor parar de brincar.
Sobe ao palco, sim havia um palco de cerimônia, o ilustre deputado e ex-comandante da Rota Conte Lopes e aqui permitam-me a devida apresentação. Conte Lopes é um sujeito orgulhoso. Orgulha-se do fato de ter sido a Rota, unidade que ajudou a formar, o grupo responsável pelo treinamento inicial do Bope carioca. Orgulha-se também de seu livro "Matar ou Morrer", no qual relata as principais ocorrências de sua vida policial em resposta ao "Rota 66" de Caco Barcellos, orgulha-se de seu programa "Ronda da cidade" que agora é transmitido via internet e orgulha-se, especialmente, por ser presidente da comissão de segurança pública do estado.
Disse ele:
"Uma história não pode ter dois heróis. Lamarca foi um bandido, um terrorista, um comunista! Nosso herói foi Mendes Júnior e aqui estamos para embargar a promoção de Lamarca e promover o verdadeiro herói de capitão a coronel Mendes Júnior!... Aqui nesta casa o PT me convidou para assistir um filme sobre Lamarca e, claro, recusei. Recusei pois pensei que no dia em que eu passasse pro outro lado, queria estar íntegro, encontrar Mendes Júnior e ter minha consciência tranquila"
Pensei em como um policial da Rota poderia ter consciência tranquila aqui, lá ou ainda mais embaixo. A homenagem seguiu. Enfileirados no palco diversas autoridades e uma quantidade incalculável de medalhas reluzentes. Patentes e condecorações, pensei.
Me viro para trás e vejo Sd PM Paraíba, conforme sua insígnia. Exacerbadamente adornado virou alvo das minhas fotos e bastou uma olhada pela tele para descobrir que mais da metade dos penduricalhos eram buttons promocionais que iam de distintivo da CBF a santinho eleitoral.
Um PM me aborda e dá a dica de que o Paraíba já está louco, não merecia atenção e sugere que eu me vire novamente para o palco onde o grande Conte Lopes está a terminar seu discurso.
Olho para as criançinhas da primeira fila e, assim como elas, me sinto deslocado e com sono. Era hora de ir pra casa e agradecer Drummond que, por ter-me ajudado a ser gauche, fez daquela lua e daquele conhaque motivos suficiente para me colocar comovido como o diabo.

4 comentários:

Manu Sawitzki disse...

é, definitivamente, vc me comove...

me aceita como fã?

Anna Carolina Negri disse...

ultima pauta??? do dia? de sempre??? :-O explique! rs...

Anônimo disse...

O Deputado Capitão Conte Lopes, além de ser um HERÓI por tudo o que ele já foi para a sociedade paulistana, sempre arriscando sua própria vida, ele tem mais é que se orgulhar por ter feito parte da ROTA (GRUPO DE ELITE DA POLÍCIA PAULISTA), que por sinal, ambos terão suas Histórias relatadas no filme (ROTA COMANDO) com previsão de lançamento para Agosto de 2008.

Acessem:

WWW.ROTACOMANDOOFILME.BLOGSPOT.COM

Abraços,
Davi Alves
São Paulo
www.orkut.com/Profile.aspx?uid=13565404590289418605

Leo Caobelli disse...

Como diria o Seinfeld: "must miss!"